Todos os artigos do dossiê “Utopias of Recycling and Circularity “ , Vol. 20 da Revista Vibrant já estão disponíveis.

26/12/2023 19:02

Estão no ar todos os artigos do dossiê “Utopias of Recycling and Circularity”, Vol. 20 de 2023 da Revista Vibrant. Já havíamos anunciado na postagem anterior a publicação do artigo “Solid waste recycling in the Netherlands: ethnography of the circular economy” de Carmen Rial (NAVI /UFSC) e Cornélia Eckert (Navisual /UFRGS). Agora, temos o prazer de apresentar os demais trabalhos, expandindo ainda mais a diversidade de perspectivas trazidas por mais pesquisadores do NAVI.

O artigo intitulado “Public Policies for Solid Waste Management and the Occupation of Areas Near Water in Manaus and Recife,” assinado por Camila Iribarrem (UFAM), Caroline de Almeida (UFPE/NAVI), e Márcia Calderipe (UFAM), conduz uma análise crítica das políticas públicas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos e seu impacto em regiões próximas a corpos d’água nas cidades de Manaus e Recife.

Outra contribuição valiosa é o artigo “Notes on Wine Growing and the Circular Economy in the Context of Intensifying Climate Change,” escrito por Carla Viera da Rocha (NAVI/UFSC) e Eunice Nodari (UFSC). Este estudo explora a complexa interseção entre o cultivo de vinho e os princípios fundamentais da economia circular, especialmente diante dos desafios crescentes das mudanças climáticas.

Para acessar essas pesquisas, convidamos você a conferir os artigos nos links fornecidos abaixo. A Revista Vibrant continua comprometida em oferecer uma plataforma aberta para a divulgação de pesquisas relevantes e estimulantes que contribuem significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

scielo.br/j/vb/a/DdC9mKFZrjHPfn9tQ47dDwk/?format=pdf&lang=en

scielo.br/j/vb/a/hjprKBzSN6m6DWv79PFBtgC/?format=pdf&lang=en