Mostra Audiovisual 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11

Sobre o 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11

Em 2017, o Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil) sediou, junto com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, a 13ª edição Women’s Worlds Congress, que teve lugar pela primeira vez na América do Sul. Este é um evento que reúne a cada três anos mulheres de todas as partes do mundo, tanto da academia como do ativismo. O encontro mobiliza setores diversos do feminismo, que vêm conquistando espaços nas últimas décadas, promovendo debates, releituras e autocríticas. A luta feminista é cotidiana, repleta de desafios, e ela se atualiza nas discussões promovidas em cada encontro, nas trocas de experiências, propostas de ação e no aprofundamento de situações locais. (Mais informações no Site Oficial do Evento)

MOSTRA AUDIOVISUAL E MOSTRA DE FOTOGRAFIAS

A Mostra de Fotografias e a Mostra Audiovisual do Seminário Internacional Fazendo Gênero tem se constituído em um importante canal para trabalhos de especialistas que desenvolvem estudos no âmbito de diferentes tradições disciplinares, contemplando temas variados, abordados a partir de diversas perspectivas teóricas, que divulguem pesquisas sobre mulheres, relações de gênero e sexualidade através de outros suportes, numa perspectiva feminista. A Mostra de Audiovisual e de Fotografias do Seminário Internacional Fazendo Gênero é um espaço importante de amostragem e discussão pois reflete visualmente não apenas as pesquisas e leituras sobre gênero, mas o caminho que vem seguindo a antropologia visual (e o documentário contemporâneo), que mais que um registro, marca o discurso na imagem. Em 2017 as Mostras estiveram abertas a um publico ainda maior, dado que ocorreram em paralelo também ao 13 Congresso Mundo de Mulheres . A temática que norteou o encontro foi “Transformações, Conexões, Deslocamentos”. Com isso, quisemos alargar esse lugar de diálogo para uma perspectiva mundial, afastada da hierarquia Norte-Sul, ou seja, um espaço onde se pudesse ouvir outras vozes, novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo e de ativismo. Desse modo, seremos capazes de pensar e propor perspectivas inclusivas para os estudos feministas e possibilidades de construção feminista. O evento contou com mostras competitivas e exibições de filmes consagrados, através da projeção de filmes de cineastas nacionais e estrangeiras escolhidas para cada edição. A Mostra Audiovisual, como já é uma tradição, nessa edição homenageou duas cineastas, uma brasileira, Mari Correa, e uma estrangeira, Agès Varda, projetando uma seleção de suas obras.

Programação Mostra Audiovisual 13MM&FG11

Vencedores Mostra Audiovisual:

Melhor filme – Júri Técnico “Mulheres Rurais em Movimento” – de Heloise Prevost
Melhor Filme – Júri Popular “Corpos que escapam” – de Angela Aparecida Domini
Menção Honrosa 1 “Mulher espelhos” – de Karla Caroline Santiago Fagundes
Menção Honrosa 2 “Simbiose”- de Júlia Morin

Assista

 

Vencedores Mostra de Fotografias

1º lugar Kuña Porã: matriarcas Kaiowá e Guarani | Fabiana Assis Fernandes (UFGD)
2º lugar Meu corpo, meu sangue | Janaína Morais (UFJF)
3º lugar Professor abusador: assédio e violência de gênero nas universidades | Ana Carolina Lamosa Paes (Universidade Estadual de Maringá), Júlia Maria Sincero Nunes (Universidade Estadual de Maringá)

 

Catálogos das Mostras Audiovisual e Fotográfica – 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11

Confira o catálogo  das Mostras no link abaixo:

Catálogo Mostras – 13MM&FG11