Jeferson Bertolini
Jeferson Bertolini – Doutor em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC)
Artigos Publicados:
1. A alimentação na tela da TV: um novo ponto para o biopoder regular nossas vidas?
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o tema alimentação no discurso do programa Bem Estar, da Rede Globo, e no cotidiano do público (entendido aqui como conjunto heterogêneo de indivíduos de uma população). O trabalho usa análise de conteúdo (para apurar o que diz o programa sobre alimentação) e observação participante em supermercado e academia de ginástica (onde as pessoas compram alimentos e exercitam o corpo, respectivamente). O objetivo do texto é analisar o tema alimentação no âmbito do biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O artigo conclui que a alimentação, por ser um dado natural (do indivíduo) e universal (da espécie), desponta como novo ponto de intervenção do biopoder sobre a sociedade. Novo porque o sexo já se prestou a isso. A TV, a tratar do tema alimentação, amplifica este poder de intervenção.
Palavras-chave: Biopoder; Mídia; Alimentação
2. O fetiche do produto saudável na TV: distinção pela alimentação
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o fetiche acerca dos produtos saudáveis. O objetivo é mostrar como esses produtos são apresentados em programa de TV sobre saúde e bem-estar e como o público, entendido aqui como um conjunto heterogêneo de indivíduos expostos a esses programas de maneira direta ou indireta, percebe o fetiche da mercadoria. O trabalho usa análise de conteúdo de programa de TV e observação participante em supermercado e academia de ginástica. O manuscrito conclui que programas de TV sobre saúde criam um fetiche acerca do produto saudável e que o produto saudável seduz, pode frustrar e distingue cidadãos.
Palavras-chave: Televisão. Saúde. Fetiche. Corpo
A nutricionalização da vida na tela da TV
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a participação de nutricionistas em programas de TV sobre saúde e bem-estar. O objetivo é mostrar como os nutricionistas são apresentados nesses televisivos e como o público (entendido aqui como um conjunto aleatório de indivíduos expostos a esses programas de maneira direta ou indireta) percebe a figura do nutricionista. Este trabalho analisa a questão pela ótica do biopoder (forma indireta de governar a vida, iniciada no século 17, que busca aumentar as potencialidades físicas da população para produzir corpos economicamente ativos). O trabalho usa análise de conteúdo, observação participante e questionários. O manuscrito conclui que a TV, ao dar visibilidade aos nutricionistas, colabora com o projeto do biopoder de construir corpos economicamente ativos e efetiva a nutricionalização da vida (ocorre quando a nutrição se apropria da vida cotidiana e passa a construir conceitos, costumes e comportamentos sociais).
Palavras-chave: Nutrição. Televisão. Biopoder