O sabor amargo do vinho

28/02/2023 22:24

Carla Pires Vieira da Rocha, pesquisadora do NAVI, publicou texto no portal de notícias NSC em que refletiu sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal que resgatou pessoas em situação análoga à escravidão na serra gaúcha.

“Divergindo da glamourização crescente em torno do vinho no país, a operação revela um lado sombrio. Neste setor, que há anos vem tentando se afirmar tanto no âmbito nacional quanto internacional, a busca de qualidade e excelência na produção de vinhos envolve a exaltação do trabalho de produtores, enólogos e de uma série de tecnologias progressivamente aprimoradas. Entretanto, a operação mostrou que parte da mão de obra envolvida na produção e vinhos não apenas é invisibilizada, mas está sujeita a ser gerida por meio e exploração e de anomalias o campo trabalhista.” Escreveu a pesquisadora.

Os trabalhadores foram contratados para trabalhar na colheita das uvas que abasteceriam vinícolas da região de Bento Gonçalves.

Carla é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e tem se dedicado à pesquisa sobre vitivinicultura em sua interface com sustentabilidade/práticas sustentáveis, globalização e consumo.

Leia o texto na íntegra: O sabor amargo do vinho – NSC Total