Carmen Rial publica artigo na Human Remains and Violence

12/05/2022 10:33

O artigo intitulado ‘I can’t return to the village without my baby’ – ‘Evil deaths’ and the difficulty of mourning in Brazil in the time of COVID-19, foi publicado na edição deste semestre da revista Human Remains and Violence, lançada em maio de 2022.

O texto, de autoria de Carmen Rial, aborda os diferentes olhares sobre mortes e lutos no Brasil durante a pandemia de Covid-19.

O arquivo pode ser baixado gratuitamente através deste link:

https://www.manchesteropenhive.com/view/journals/hrv/8/1/article-p23.xml

Leia o resumo traduzido:

Com base na classificação antropológica da morte em ‘mortes boas’, ‘mortes bonitas’ e ‘mortes más’, e utilizando a metodologia da etnografia em tela, este artigo enfoca o luto no Brasil durante a pandemia de COVID-19, especialmente os extremos casos de óbitos em Manaus e entre o povo Yanomami. O artigo ‘segue o vírus’, desde seu primeiro papel em uma morte no país, o de uma empregada doméstica, até cemitérios coletivos cavados às pressas. Considero como o tratamento dos corpos no contexto epidemiológico lança luz sobre os significados da separação pela morte quando os rituais de luto não são realizados de acordo com os imperativos culturais predominantes. Paralelos são traçados com outros momentos de morte súbita e ausência de corpos, como durante as ditaduras sul-americanas, quando muitas vítimas foram declaradas “desaparecidas”. Para finalizar, o artigo enfoca novos rituais funerários, como os funerais Zoom e os grupos de apoio online, criados para superar a impossibilidade do luto praticado no mundo pré-pandemia.