Projetos visuais do NAVI são escolhidos para o 4th Political Imagination Lab

08/05/2022 18:32

Dois projetos visuais realizados por pesquisaras/es do NAVI foram escolhidos para fazer parte do 4th Political Imagination Lab, cuja temática será “Utopias of Sustainability – The Sustainability of Utopias” na Universidade de Perugia, na Itália entre os dias 30/07 e 01/10.

Os Political Imagination Laboratory são eventos que promovem a discussão entre trabalho de campo visual e etnográfico e ativismo, reunindo antropólogos, cineastas e ativistas em uma pequena reunião que mistura de exibições de filmes, mesas redondas e exposições de trabalhos em andamento. Os encontros são organizados pela Peasant Activism Project , em cooperação com a rede Anthropology and Social Movements da European Association of Social Movements (EASA) e Controsguardi – International Festival of Anthropological Cinema.

Os projetos visuais selecionados são:

1. The utopia of recycling – de Cristhian Caje, Cornelia Eckert e Carmen Rial

A reciclagem é a solução? A reciclagem é uma utopia inatingível? Essas perguntas permeiam o projeto visual The utopia of recycling, realizado a partir do convênio CAPES/NUFFIC. O documentário acompanha a trajetória de pesquisa de duas antropólogas brasileiras, Carmen Rial e Cornelia Eckert, que visitaram cidades europeias, sobretudo, nos Países Baixos, a fim de acompanhar como a gestão dos resíduos nesses locais, desde o espaço doméstico até os setores público e privado. São apresentadas entrevistas com trabalhadores do serviço público e privado de coleta de lixo, habitantes de cidades e áreas rurais, além de proprietários de empresas de reciclagem em dois momentos. O primeiro em 2019, quando foi realizada uma densa pesquisa etnográfica em Zaandam para um estudo de caso de resíduos urbanos tratamento. Foram observadas as atividades das empresas privadas de coleta de lixo (que operam sob o lema “waste no more”) e os processos públicos de coleta de lixo, antes reciclado pelos usuários. Em 2021, a pesquisa etnográfica focou na atividade de start ups de pequeno e médio porte dedicadas à reciclagem de plásticos e na entrega de materiais reciclados em ecopontos, em diferentes municípios dos Países Baixos.

Teaser para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-iZ3Z91p4Bs

2. Revolução dos Baldinhos: a struggle for sustainability and social justice – Produção Coletiva

De que forma as periferias urbanas brasileiras se organizam e resistem aos efeitos do neoliberalismo? A questão serviu de roteiro para nossa pesquisa na “Revolução dos Baldinhos”, associação formada pelos moradores da comunidade Chico Mendes, na zona continental de Florianópolis/SC. Originada em 2008, a “Revolução” desenvolveu uma tecnologia social gerenciada pela comunidade de resíduos orgânicos por compostagem termofílica. Ao todo são 150 famílias envolvidas e cerca de quatro toneladas de resíduos compostados por mês. Além disso, além de reduzir o impacto ambiental causado pela disposição incorreta desses resíduos em locais impróprios, terrenos baldios e aterros sanitários, o modelo Revolução dos Baldinhos também representa uma resistência popular às políticas neoliberais acentuadas dos últimos anos exercidas pelo Estado brasileiro. Assim, contesta e propõe uma reformulação na ordem e disposição dos produtos, exaltada pela cadeia linear de consumo tipicamente neoliberal, ao mesmo tempo em que convoca antigas lutas travadas pelas comunidades vulneráveis. A Revolução rompe com o consumo, cuida do meio ambiente e luta pela justiça social. Este vídeo etnográfico, financiado pelo edital CNPq/MCTIC/MDS nº. 36/2018, acompanha algumas das replicações dessa tecnologia social implantada em outras localidades de Florianópolis (SC) e, no contexto amazônico do Lago do Limão, na Região Metropolitana de Manaus (AM).

Teaser para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=T07WBNzvLS4