José Gatti, pesquisador do NAVI e professor da UFSC, lança livro sobre Glauber Rocha

25/03/2022 15:29

Cinema em trânsito: Glauber Rocha filma no exterior de José Gatti (Editora Insular)

 

O livro Cinema em trânsito: Glauber Rocha filma do exterior I (Editora Insular, 2022), do professor colaborador do PPGI e pesquisador vinculado ao NAVI José Gatti, teve o seu lançamento no último dia 14  – data em que se comemora o aniversário do cineasta baiano.

Nesta publicação, Gatti aborda filmes realizados por Glauber no exterior, durante o período que compreendeu o seu exílio. São obras que tiveram a colaboração de produtores e equipes estrangeiras, ainda pouco conhecidas no Brasil.

“Esses filmes são pouco conhecidos no Brasil, pois tiveram sua exibição truncada ou proibida pela censura da época, só vindo a ser exibidos muitos anos depois de sua realização. No entanto, essa parcela de sua obra monta um painel de questões que animavam o campo progressista em vários países e, como se examina no livro, com especial repercussão na América Latina. Além disso, o cineasta jamais perdeu o Brasil de vista; é o Brasil que retorna em cada um desses filmes, seja como alegoria ou como referência explícita. É um Brasil dos anos 1960 e 70 e que, espantosamente, ecoa em nossa contemporaneidade. Como tantos afirmaram, o Glauber artista-profeta parece continuar se manifestando entre nós (GATTI, 2022)”.

O livro pode ser adquirido na página da Insular, através do link: https://insular.com.br/produto/cinema-em-transito-glauber-rocha-filma-no-exterior/