Carmen Rial publica o artigo ‘El Diego de la gente’: the most human of the football Gods

21/03/2022 00:36

Foto: Carla Pires Vieira da Rocha (Nápoles)

O periódico internacional Eracle: Journal of Sport and Social Sciences lançou em fevereiro deste ano o dossiê Global Maradona: man, athlete, celebrity, idol, hero, myth. Organizada por Luca Bifulco,  Stefano Bory e Gianfranco Pecchinenda, todos vinculados à Università degli Studi di Napoli Federico II, o número reuniu artigos que discutem a extensão global e local do fenômeno Maradona –  falecido em novembro de 2020.

A professora do Departamento de Antropologia e coordenadora do NAVI, Carmen Rial, contribuiu com a publicação do artigo ‘El Diego de la gente’: the most human of the football Gods. O texto explora as relações entre futebol e religião decorrentes de imagens produzidas sobre Maradona, considerado uma divindade cultuada, sobretudo, na Argentina e em Nápoles.

O artigo pode ser lido neste link: http://www.serena.unina.it/index.php/eracle/article/view/8994

Além de Carmen Rial. participaram desse dossiê grandes pesquisadoras/es que atuam na interface entre as Ciências Sociais e o Futebol, tais como Pablo Alabarces (Universidad de Buenos Aires); Pippo Russo (Università degli Studi di Firenze); Giovannipaolo Ferrari e Paolo Diana (Università degli Studi di Salerno); Layne Vandenber (King’s College London, UK/University of Hong Kong); Rusa Agafonova (University of Zurich); María Mónica Sosa Vásquez (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO); Jonathan Palla (Universidad Nacional de San Martín).

Confira o abstract de Diego de la gente’: the most human of the football Gods:

Futebol e religião mantêm uma associação benéfica. Não seria exagero dizer que o futebol contemporâneo apresenta as atuações religiosas mais assistidas no mundo (Rial, 2012). Alguns autores chegam a comparar o futebol a uma nova religião. Na pesquisa etnográfica multissituada sobre futebol que tenho realizado em mais de 15 países desde 2003, encontrei expressões de devoção a vários jogadores famosos que são tratados como “santos” e “messias” – mas nenhum com a intensidade de Maradona, que tem sua própria Igreja na Argentina, capelas nas ruas de Nápoles e que reuniu uma comoção apaixonada em seu velório. Investigando a relação entre futebol e religião, o artigo explora as características do craque Maradona, que está mais próximo da figura ambígua de Exú do que de outras “divindades” futebolísticas mais apolíneas. Examina por que Maradona merece tal adoração e como essa religiosidade banal ecoa entre os fãs de futebol. Torcer por Maradona pode ser visto como uma arma dos fracos para vencer os pujantes, pelo menos no que tange o imaginário sobre esse futebolista.