Monique Malcher, pesquisadora do NAVI, é finalista no Prêmio Jabuti

22/11/2021 21:35

A colagista, artista visual e escritora Monique Malcher é uma das finalistas do Prêmio Jabuti deste ano na categoria contos por Flor de Gume (Editora Jandaíra).

O livro é composto por 37 contos que abordam a vida de mulheres de diferentes gerações, tendo como cenário paisagens de Santarém- cidade natal da autora. Flor de Gume marca a estreia de Monique nesse gênero literário, publicação feita de forma independente por financiamento coletivo.

“O livro é uma reunião de contos sobre dores e facas que cortam e perfuram a trajetória de mulheres com raízes em si mesmas” (Maria Vitória, 2019 – A Escrita Independente de Monique Malcher).

Flor de Gume é um livro com alma, em que a força poética da escrita extrapola as páginas literárias, despertando múltiplos sentimentos, desde revolta, apreciação e veneração pelo talento da autora de apresentar fatos pesados, como se estivesse em uma conversa íntima com o leitor” (Elis-Rouse, 2021 – Flor de Gume: um livro com alma).

 

“Estou exausta de me sentir louca, de ficar paranóica de que sou muito importante e desmerecida ao mesmo tempo. O pior de tudo é que eu não tenho ego que encaixe com tal comportamento. Sou insatisfeita com a minha existência, mas ao repetir que me sinto bem comigo mesma, fui acreditando nesta farsa e às vezes confundo. Será que esse negócio de me amar é mesmo uma coisa que sinto?”. (Flor de Gume, pág.69)

 

Monique realiza pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) sobre a obra da quadrinista Luli Penna – Sem dó (Editora Todavia) – em reflete sobre a narrativa de Luli e a relação da escrita sobre mulheres.

Leia a entrevista da autora para a Revista Cult – Link