Lançamento do livro “Gays evangélicos: vivendo no front” – de Vanrochris Vieira

28/06/2021 01:08

O doutorando em Ciências Humanas e pesquisador do NAVI, Vanrochris Vieira, lança o livro “Gays evangélicos: vivendo no front pela Editora Appris.

“Gays evangélicos: vivendo no front é um livro que trata de quatro formas encontradas por igrejas e movimentos para lidar com a fé e a homossexualidade. Na Igreja Batista Renovada Galileia, ocorre uma acolhida buscando a cura desses indivíduos. Na Igreja do Mundo Atual, acredita-se que esses homens possam viver sua homossexualidade, mas de maneira santificada. Na Igreja Humanista de Jesus, é defendido que Cristo não normatiza as sexualidades. No Grupo de Militância LGBT de Belo Horizonte, a bancada evangélica é vista como a inimiga, colocando em risco o Estado laico. Em meio a esses grupos e instituições, alguns sujeitos posicionam-se de forma própria, circulando entre eles e fazendo suas definições da situação. É o caso de Gabriel, que já participou de cada um desses quatro grupos, e de Davi, que participa de uma igreja tradicional sem se submeter aos discursos de cura. Do ponto de vista teórico, o livro faz uma discussão sobre o pragmatismo de Mead, questionando sua visão de conflito, mas apontando a pertinência de sua visão sobre o eu para pensar a trajetória de gays evangélicos. Simmel é retomado para tratar da importância do conflito, e Thomas para discutir o processo de definição da situação. Vanrochris H. Vieira tenta conjugar essas perspectivas teóricas com as de Bakhtin, discutindo a importância da circulação dos discursos sociais, e de Foucault, tratando das relações entre poder e corpo. Gays evangélicos: vivendo no front é uma etnografia multissituada realizada em quatro grupos da cidade de Belo Horizonte (MG). O autor, que também vive na fronteira entre a homossexualidade e uma formação cristã, busca equilibrar sua subjetividade com a dos sujeitos encontrados, estabelecendo um diálogo entre as teorias e categorias nativas e autores acadêmicos. Além dos quatro grupos estudados, a pesquisa teve um contato inicial com outros dezesseis grupos da cidade, que também são descritos na obra, dando um amplo panorama sobre formas atuais de lidar com fé e sexualidade. O livro é voltado para pesquisadores e estudantes, mas também para qualquer um que queira ampliar sua visão sobre os temas abordados”.

(Texto: Divulgação Editora Appris)

O livro está à venda pelo site da Editora Appris em: www.editorappris.com.br.

“Quando Gabriel era adolescente, ele aprendeu que sua homossexualidade era uma possessão demoníaca. Não satisfeito com essa explicação, buscou desenvolver sua fé na Igreja Batista Renovada Galileia, que tem um discurso de acolhida, mas não aceita a homossexualidade dos fiéis. A Igreja Humanista de Jesus é uma igreja inclusiva que estava iniciando suas atividades em Belo Horizonte, onde Gabriel mora, e ele se tornou um de seus líderes na cidade. Mas, ali, incomodou-se com a falta de dogmatismo existente. Tentou adequar-se à Igreja do Mundo Atual, outra igreja inclusiva. Mas esta, por sua vez, era dogmática demais. Gabriel então passou a concentrar suas energias na militância LGBT, por meio do Grupo de Militância LGBT de Belo Horizonte. Depois de tudo isso, ele passou a tentar promover o debate entre a militância e a igreja. Numa dessas tentativas, ele me convidou para ser o mediador de um debate que continha membros de cada um desses quatro grupos. A história deste livro começa com um balão preso a um ipê, tentando libertar-se dos galhos em meio ao vento. Como o balão, os sujeitos aqui abordados procuram desprender-se das amarras que prendem sua fé e sua sexualidade, para poderem voar livremente”.

Sobre o Autor:

Doutorando em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também cursou a graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e período de intercâmbio no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce, instituição em que também desempenhou as funções de coordenador do curso de especialização em Gestão da Comunicação e Mídias Sociais, do Grupo de Estudos em Territórios Midiáticos, do portal de notícias Univale News e da comunicação de projetos de extensão. É membro do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (UFMG) e do projeto de extensão Laboratório de Análise de Acontecimentos (GrisLab). Suas áreas de interesse são as teorias da comunicação, as representações sociais, os discursos, o entretenimento e as questões de gênero e orientação sexual. Possui trabalhos sobre telenovela e estuda a formação de times de futebol gay na em Belo Horizonte (MG). E-mail para contato: vanrochris@gmail.com