Podcast “Vocês da Imprensa” recebe Carmen Rial e discute casos de violência contra a mulher no futebol

17/01/2021 18:58

Escute o episódio 27 na íntegra aqui

Marcelo Barreto recebeu o jornalista Gilmar Ferreira e a antropóloga Carmen Rial no podcast “Vocês da Imprensa”, que foi ao ar em 15/01/2021. O episódio debateu os casos de violência contra as mulheres no futebol brasileiro e as mudanças na cobertura jornalística em cada um deles. Foram analisados o estupro da jovem por jogadores do Grêmio na Suíça em 1987; o assassinato de Eliza Samudio pelo goleiro Bruno; a agressão do goleiro Jean a sua esposa em uma viagem aos Estados Unidos; e o estupro coletivo, envolvendo Robinho, de uma mulher em uma boate na Itália.

Sobre o caso ocorrido na cidade suíça de Berna, em 1987, Carmen Rial ressaltou:

“A gente pode apontar isso como um erro. Porque jornalista têm no mínimo que ouvir os dois lados. E não houve nenhuma tentativa de ouvir essa menina, treze anos, depois ela fez catorze anos (no decorrer do processo). Ela deixou de ser uma pessoa com nome, com histórico, família. Ela passou a ser uma menina suíça que tem uma cultura diferente, onde as mulheres transam já muito cedo. Ou seja, houve uma construção desse personagem que justificava o ato ignóbil dos jogadores”.

Para mais, ver:

https://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/voces-da-imprensa-27-do-caso-berna-87-ao-caso-bruno-podcast-analisa-cobertura-da-imprensa.ghtml