Café Antropológico

14/05/2014 13:00

“Em busca de um lugar comum” (Brasil, 2012, 80 minutos) é um documentário de Felippe Schultz Mussel, cujo projeto foi contemplado em duas edições do prêmio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O filme é baseado na pesquisa “A construção da favela carioca como destino turístico” de Bianca Freire-Medeiros, professora Associada da Escola de Ciências Sociais e História do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas e pós doutoranda no Center for Mobilities Research, na Lancaster University. Esta pesquisa também originou o livro Touring Poverty, publicado na série Advances in Sociology da Ed. Routledge (Inglaterra) em 2013.

O documentário focaliza o Rio de Janeiro, 2011. Anunciadas mundo afora como principal cenário das mazelas sociais brasileiras, as favelas cariocas se consolidaram como um dos pontos turísticos mais visitados do Rio, produzindo não só a remodelação dos roteiros turísticos tradicionais, como uma mudança nas memórias que os estrangeiros guardam da cidade. Imerso nos passeios pela Favela da Rocinha, o documentário investiga os desejos e as imagens envolvidas na construção deste disputado destino turístico. Um mercado que, atento as demandas, não cessa em projetar seus novos atrativos.

Trailer:https://vimeo.com/log_in?iframe=1&player=1&context=private&clip_id=53179104

Após a exibição se abrirá espaço para debates com a participação da professora Margarita Barretto, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (SP) e pós-doutora em Antropologia Social. Pesquisadora do turismo como fenômeno social, e o patrimônio, tem vários livros escritos/organizados assim como e-books publicados no Brasil, Argentina e Espanha. É professora no Programa de Pós- Graduação em Administração da Fundação Universidade Regional de Blumenau, professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina e de cursos de pós-graduação na República Argentina.

O Café Antropológico é organizado pelo NAVI- Núcleo de Antropologia Visual e Estudos de Imagem em parceria com o [NIGS] Núcleo de Identidade, Gênero e Subjetividade, Cinemateca Catarinense e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

O que?
Café Antropológico: EM BUSCA DE UM LUGAR COMUM

Quando?
Quarta-feira, 14 de maio, às 20hs

Onde?
Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição

O evento é aberto ao publico e gratuito e o café é por conta da Casa das Máquinas. Estamos te esperando!