Andrea Eichenberger do NAVI recebe menção máxima de academia francesa em seu doutorado

21/07/2011 03:55

FONTE: CEART/UDESC.

“Andrea Eichenberger, egressa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do CEART, obteve no dia 29 de junho, na Université Paris VII – Paris Diderot, aprovação em seu doutorado com a menção “Très Honorable avec Félicitations du Jury à l’Unanimité”. Andrea vive entre Brasil e França e atua em Paris como fotógrafa e pesquisadora. Sua tese, intitulada “Images d’indiens: d’objet à sujet. La photographie chez les Guarani du village Yynn Morotĩ Wherá à Santa Catarina (sud du Brésil)”, apresenta a vivência e a prática fotográfica de Andrea com os índios Guarani de Biguaçu, inserida no processo de revitalização cultural e de afirmação identitária daquela comunidade.

A tese foi orientada pelo Professeur Pascal Dibie, da Université Paris VII, em co-tutela com a Professora Carmem Silvia Rial, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ambos estudiosos da Antropologia Visual. A professora Sandra Ramalho, do Departamento de Artes Visuais do CEART/UDESC, e o professor Acácio Piedade, do Departamento de Música, foram convidados para participar da defesa. Sandra foi convidada também para ser a presidente da banca. Acácio Piedade encontra-se em Paris, fazendo um pós-doutorado e, embora seja da área da música, foi chamado por conta da sua formação em Antropologia. (…)”

Leia na integra