Café Antropológico

14/04/2014 18:09

O filme “As Hiper Mulheres: Itão Kuêgü” (2011), premiado em festivais de cinema do Brasil, Hollyood,Vancouver e Amsterdam trata de um ritual indígena feminino no Alto Xingu (MT). A realização é fruto de uma parceria entre cineastas indígenas e não índios: a direção é de Takumã Kuikuro, Leonardo Sette e do antropólogo Carlos Fausto, com produção de Vicent  Carelli do Vídeo nas Aldeias, projeto que introduziu  a produção cinematográfica nas aldeias indígenas brasileiras.

No filme, um velho índio Kuikuro, temendo que sua esposa idosa venha a falecer, pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=WfSgDl43TP0

 

Após a exibição se abrirá espaço para debates com a participação de:

Acácio Piedade – Professor do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) Centro de Artes/UDESC

Francine Pereira Rebelo – Mestranda no PPGAS/UFSC e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI/UFSC)

Kerexu Yxapyry – Cacica Guarani da Aldeia Itaty (Morro dos Cavalos)/ Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica/UFSC

O Café Antropológico é organizado pelo NAVI- Núcleo de Antropologia Visual e Estudos de Imagem em parceria com o [NIGS] Núcleo de Identidade, Gênero e Subjetividade, Cinemateca Catarinense e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

O que?

Café Antropológico: AS HIPER MULHERES

Quando?
Quinta-feira, 17 de abril, às 20hs

Onde?
Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição

O evento é aberto ao publico e gratuito e o café é por conta da Casa das Máquinas. Não percam!