Mostra de Documentários NAVI

30/05/2012 18:13

A Mostra de Documentários NAVI / Casa das Máquinas apresenta, nesta quinta-feira, dia 30 de maio, às 20 horas, curtas metragens franceses:

Carta a Freddy Buache. Lettre à Freddy Buache – de Jean-Luc Godard – (França,1982) (11′)
Godard faz um documentário epistolar endereçado ao diretor da Cinemateca Suíça explicando porque não fará um filme sobre a comemoração do aniversário de Lausanne, como lhe foi encomendado. 

As Estátuas
 Também Morrem. Les Statues meurent aussi. de Alain Resnais, Chris Marker. Documentário em Preto e branco. (França, 1953)(30′)
Um documentário sobre a arte negra torna-se um panfleto anti-colonialista e anti-racista. Neste potente poema, ritmado pelas formas das estátuas africanas e pelo texto de Chris Marker, expõe-se a opressão e a destruição de uma arte e de um povo por outro povo.

Resposta
 de Mulheres. Réponse de femmes, de Agnès Varda – (França, 1975) (8′)
“A pergunta ‘O que é ser uma mulher?’ foi proposta pelo segundo canal de televisão francês a várias mulheres cineastas. Este cine-panfleto é uma das respostas possíveis, no que diz respeito ao corpo das mulheres – nosso corpo –, do qual se fala tão pouco quando se fala da condição feminina. Nosso corpo-objeto, nosso corpo-tabu, nosso corpo com ou sem seus filhos, nosso sexo, etc. Como viver nosso corpo? Nosso sexo, como vivê-lo?” (Agnès Varda).

A Ópera
Mouffe. L’OpéraMouffe. de Agnès Varda. Documentário em Preto e branco.(França, 1958) (17′)
A Ópera-Mouffe é o bloco de notas de uma mulher grávida, no contexto de um documentário sobre o bairro da rua Mouffetard, em Paris, apelidada “la Mouffe”. É um documentario subjetivo, com fotografia de Sacha Vierny e música de Georges Delerue.