NAVIstas na Mostra do Filme Etnografico do RJ

19/11/2011 14:20

Carmen Rial, Miriam Grossi e Rafael Devos, tiveram seus filmes selecionados para a 15a Mostra Internacional do Filme Etnografico, no Rio de Janeiro, que é o principal festival de filmes etnográficos do país, reunindo cineastas brasileiros e estrangeiros. Os seres da Mata, de Rafael Devos (27’ Mbyá-Guarani e Port/Leg Port) foi exibido no sábado, dia 19 eDjero encontra Iketut em Bali, de Carmen Rial e Miriam Grossi (11′ Ingles, Balines e Port/Leg Port), será exibido no dia 22, no cinema do Museu da República, as 16hs.

 

Em Os seres da mata o jovem cacique Vherá Poty apresenta as imagens dos “bichinhos” e as narrativas mito-poéticas dos velhos em torno dos modos de criar, fazer e viver a cultura guarani, expressos na confecção, no trançado e na produção de esculturas em madeira dos seres da mata: onças, pássaros e outros “ parentes”. “Esta camera vai funcionar como um olho e o ouvido de todos os que estão atrás dessa câmera, ela vai ser uma criança que vai estar escutndo a fala dos meus avós”.

 

Djero encontra Ikeut em Bali   é uma história do encontro em Desa Bayung Gedé, nos passos da antropóloga norte-americana Margaret Mead, cujas pesquisas em Bali sao um marco para a Antropologia Visual. O filme mostra o encontro entre dois balineses que habitam mundos muito diversos: Djero, um chauffeur em um hotel, acostumado com o intenso fluxo de turistas na Ilha, e Iketut, agora um senhor de mais de 70 anos, morador do pequeno vilarejo nas montanhas estudados por Mead e Bateson e que foi protagonista de um dos seus filmes. Um encontro que foi um “lucky accident”, como diria Mead.

 

Carmen Rial e Rafael Devos, pesquisadores do NAVI, estarão oferecendo uma disciplina de Antropologia Visual no PPGAS/UFSC no próximo semestre.

Veja mais em http://www.mostraetnografica.com.br/

http://issuu.com/diegomadias/docs/15a_mostra_-_cat_logo?mode=window&backgroundColor=%23222222

mais informações com rafaeldevos@yahoo.comrial@cfh.ufsc.br e miriamgrossi@gmail.com