Exposição Galeria da Ponte

28/06/2014 14:59

A Galeria da Ponte (CFH/UFSC) recebe, a partir desta quarta-feira, dia 25 de junho, a exposição, Matéria, memória, RUÍNA, da artista multimídia, Beatriz Rodrigues.

 

Este ensaio fotográfico é resultado de uma pesquisa etnográfica realizada ao longo de dez anos, realizadas nas cidades de Rio Grande, Pelotas, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Capão do Leão, localizadas no extremo-sul do Rio Grande do Sul trazendo imagens de casas ou remanescentes industriais em estado de arruinamento, tratando de um percurso de deslocamento epistemológico, na busca pelas interfaces fronteiriças entre História, Antropologia Visual e Arte.

 

Com um olhar voltado a reflexão sobre cidade e cotidiano a partir das relações de tempo/espaço e a mediação da percepção, a proposta é etnografar as cidades a partir da sua imagem material em destruição, colocando em foco as ruínas, os fragmentos dos lugares abandonados, sem uso, socialmente “descartados”.

O intuito é de perceber a ruína como uma imagem recorrente – muito embora negada como ‘imagem da cidade’ – é justamente o de demonstrar o quão presente no cotidiano estão estes lugares, e o quanto são, muitas vezes, negligenciados pelo olhar.

 

Beatriz Rodrigues é especialista em Fotografia, práxis e discurso pela UEL/PR, bacharel em História pela FURG/RS e licenciada em Filosofia pela UFPEL/RS. Pesquisadora no grupo Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas (CNPq/UFPEL), no qual desenvolve atividades de pesquisa ligadas à arte contemporânea. Desenvolve e divulga suas produções artísticas pessoais através do site Murmúrios Azuis – um atelier nômade de criação em fotografia.

 

A Galeria da Ponte é um espaço cultural localizado no primeiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, destinado a exposições documentaristas e etnográficas. A exposição Matéria, memória, RUÍNA pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, até dia 11 de julho.

 

Maiores informações: bigatrice@gmail.com