Café antropológico

26/09/2013 15:55
  • Selecionado pelo júri popular na mostra audiovisual do Fazendo Gênero 10. Mulheres da Terra retrata as sementes crioulas e o feminino da terra na voz de mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas do oeste do estado de Santa Catarina.
  • Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=2fAJGyIpFDA

    O encontro é promovido pelo [NAVI] Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem – UFSC o [NAF] Núcleo de Pesquisa Sobre Agricultura Familiar e o [NIGS] Núcleo de Identidades Gênero e Subjetividade.

    Bate papo com a Professora Maria Ignez Silveira Paulilo. Coordenadora do NAF e titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, gênero, campesinato, Santa Catarina e movimentos sociais rurais.

    Também com a diretora do filme Marcia Paraiso. Documentarista e tem se dedicado a realização de filmes com temáticas sociais, ambientais e relacionadas à cultura popular de raiz e questão agrária. No momento está produzindo a série de 13 documentários para a TV Brasil “Visceral Brasil – as veias abertas da música”. Entre os mais recentes trabalhos realizados estão “Vaqueiros Encantados” (filmado no Marajó-PA) e Sem Perder a Ternura (filmado em Abelardo Luz-SC) que estreou no último FAM – Festival do Audiovisual do Mercosul, em Florianópolis – SC.

    O [NAF] Núcleo de Pesquisa sobre Agricultura Familiar UFSC/CNPq, coordenado pela professora Dra. Maria Ignez Paulilo, procura estudar em profundidade a agricultura catarinense, sendo que entre seus esforços estão constantes saídas a campo. Durante estas saídas são contatados em grande parte, mas não exclusivamente, agricultores e agricultoras de Santa Catarina e integrantes dos movimentos sociais que reconhecem a importância da agricultura familiar.

    O Café fica por conta da Casa Das Máquinas

    Quando: Dia 30/09, segunda-feira, 20 hs
    Onde: na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição.