Café Antropológico

03/09/2013 20:56

NAVI (Núcleo de Antropologia Visual e estudos da imagem) o NEPI (Núcleo de estudos de populações indígenas) e o NIGS (Núcleo de identidades Gênero e subjetividade) em parceria com a Casa Das Maquinas Lagoa convidam para a volta do Café Antropológico sob o tema: “Escolarização e diversidade cultural: entre processos de homogeneização e estratégias de autonomia”

O encontro propõe uma reflexão sobre os desafios da escolarização de populações autóctones. Considerando que a educação escolar tanto pode ser uma ferramenta de colonização e homogeneização cultural, quanto pode ser utilizada por essas populações como estratégia de emancipação e autonomia.

Filme: Escolarizando o Mundo. O último fardo do homem branco, documentário de Carol Black (legendado em português, 66 minutos).

Sinopse: O último fardo do homem branco, produzido pela ONG Schooling the world, apresenta as conseqüências de políticas de escolarização para populações autóctones em várias partes do mundo, demonstrando sua relação com processos de espoliação de seus territórios originais e de desvalorização de saberes tradicionais e do vínculo com o território.

Comentários do filme a partir de três experiências: Cuba (Alexander Cordoves Santiesteban), Paraguai (Anai Graciela Vera Britos), Rio Negro (Melissa Santana Oliveira)

Quando: Dia 09/09, segunda-feira, 20 hs
Onde: na Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição.

O Ingresso é gratuito e o café vai por conta da casa.

O Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (NEPI), do Departamento de Antropologia da UFSC, foi criado em 1996 pelo Prof.Dr.Silvio Coelho dos Santos, falecido em 2008. Atualmente sob coordenação da Profa. Edviges Loris, objetiva o desenvolvimento de pesquisas sobre povos indígenas e populações tradicionais, em particular sobre seus saberes, condições de vida e estratégias políticas de autonomia. Realiza atividades de formação e orientação de estudantes de graduação e pós-graduação e desenvolve projetos de extensão e assessorias relativas às questões pesquisadas.