Filme de professoras da UFSC representa o Brasil no Festival Etnográfico de Moscou

09/10/2012 19:54

“Djero meet Iketut in Bali”, realizado por Carmen Rial (NAVI/ Dep. De Antropologia)e Miriam Grossi (Dep. De Antropologia) e editado por Fábio Peres (psicólogo, mestre em Educação pela UFSC e pesquisador do NAVI) foi apresentado recentemente em Moscou no “Mossovet”, considerado um dos melhores cinemas da cidade, como parte do VI Moscow International Festival-Biennale of Visual Anthropology “Mediating Camera”. As diretoras que não puderam comparecer pessoalmente ao festival pois estão em um estágio em Berkeley foram contatadas por videoconferência para responder questões do público depois da exibição dos filmes.

O filme foi um dos 35 escolhidos entre os 150 inscritos no Festival, organizado pela Universidade de Lomonosov e pelo Instituto de Etnologia e Antropologia da Academia de Ciencias da Russia. O propósito do Festival, conforme se lê no site official (http://visant.etnos.ru/fest/mifva_6_e.php) é o de “refletir sobre a responsabiidade ética de uma pessoa com uma câmera diante de representantes de culturas distantes e pouco conhecidas. Para os espectadores do festival, trata-se também de ingressar na vida de outras pessoas e perceber seus pertencimentos à comunidade global”.

Para acessar o catálogo contendo o resumo de cada filme, fotos dos filmes e dos/das diretores, clique em:http://visant.etnos.ru/fest/mfiva_6/catalogueMIFVA6.pdf Para acessar o site do Festival: http://visant.etnos.ru/fest/mifva_6_e.php.