Bem Vindos!

02/12/2009 09:03

NAVI/GAUM – Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem/Grupo de Antropologia Urbana e Marítima
Coordenação: Professora Dra. Carmen Rial
Sub-Coordenação: Prof. Dr. Rafael Devos

O NAVI foi criado em 1998 a partir de uma Oficina de Antropologia Visual que articulava pesquisas nessa área desde 1994. Articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de estudos audiovisuais e da imagem constituindo-se em um polo de reflexão, aglutinação e difusão de experiências, propostas e críticas nos estudos da antropologia

audiovisual e da Imagem e em antropologia das sociedades complexas moderno-contemporâneas. Mantém convênios com a rede de Núcleos de Antropologia Visual no Brasil e no exterior, participado do GT de Antropologia Visual da ABA. Em 2002, recebeu o prêmio Pierre Verger da ABA de Contribuição à História da Antropologia. Organizou-se no
interior deste núcleo o Grupo de Antropologia Urbana e Marítima (GAUM), reconhecendo a crescente relevância dos projetos com temáticas relacionadas a cultura urbana e o mar entre seus pesquisadores. O GAUM integra o MARUFSC, rede interdisciplinar de pesquisadores em Ciências do Mar na UFSC. Duas são as linhas de pesquisa do Núcleo: 1)
Antropologia Visual e Estudos de Mídia 2) Antropologia Urbana e Globalização Cultural. A primeira destes linhas centra-se no estudo da imagem e das representações na contemporaneidade e subdivide-se em:  1.Fotografia e Antropologia 2. Vídeo e Antropologia. A segunda linha de pesquisa do grupo, Antropologia Urbana e Globalização Cultural, trata de manifestações culturais contemporâneas sob a perspectiva da globalização e seus movimentos de homogeneização e de heterogeneização cultural, em temáticas como circulação transnacional e internacional (migrações, turismo, e outras formas) açorianidade, esporte, alimentação, habitação, usos dos espaços urbanos, consumo. Além destes, o NAVI mantém projetos de extensão entre os quais se destaca Cinema BR em Movimento (2000-2008), que projetou filmes e promoveu debates em comunidades carentes e na universidades, com o patrocínio da Petrobrás e da UFSC, atualmente Oficina de Imagem, no morro da Serrinha” e mantém e organiza a Galeria da Ponte, espaço destinado à exposições fotográficas proveniente do trabalho de campo dos pesquisadores do NAVI – GAUM e demais núcleos e grupos de pesquisa do CFH.